Instituto Politécnico de Portalegre celebra o V Congresso de Literatura:  um encontro para fortalecer a língua, a cultura e a cooperação entre os países lusófonos

O V Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea, celebrado nos dias 14 e 15 de novembro, no Auditório Abílio Amiguinho, em Portalegre, reuniu investigadores, educadores, estudantes e profissionais de diversas áreas para debater e refletir os desafios e as oportunidades da língua e da cultura lusófona no mundo.

Um dos momentos marcantes do evento foi a apresentação de estudos que abordaram a transformação do português em contextos multiculturais. Os participantes discutiram as tradições partilhadas entre os países de língua portuguesa e as questões emergentes que afetam o futuro da língua. Entre os tópicos abordados, foi destaque a promoção do português como uma língua internacional, a construção de identidades culturais no contexto da diáspora e o papel da educação com a preservação das tradições comuns.

O evento reafirmou a pluralidade cultural e procurou criar pontes entre os países para ajudar a promover a inclusão e o diálogo. Natália Rocha, aluna de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em mobilidade académica no Politécnico de Portalegre, sublinhou que “os participantes lançaram muitas reflexões. Eu  gostei de escutar a escritora Vera Abad, ela tornou o Congresso mais interativo, lembrou alguns contos da nossa infância”.

O Congresso Internacional discutiu os desafios e as oportunidades da língua portuguesa e da cultura lusófona no mundo atual. Os especialistas promoveram o português como língua global, a influência das comunidades lusófonas na construção das identidades culturais e a importância da educação para preservar as tradições em comum. O evento demostrou como é fundamental o intercâmbio cultural e académico entre os países lusófonos, promovendo o diálogo e a colaboração num cenário global cada vez mais interconectado.

 

Autores: Eleonor Moñino, Rodrigo Diogo

Top