Primeira Reunião do Clube Literário IPPortalegre em ambiente descontraído

O Clube Literário do Instituto Politécnico de Portalegre (Clube Literário IPPortalegre) realizou a sua primeira reunião, no café “Pátio da Casa”. O evento teve lugar no dia 15 de novembro e fez parte da programação cultural externa, do V Congresso Internacional de Literatura Lusófona Contemporânea.

O projeto que foi submetido no início de 2024, acabou por ser selecionado, fazendo com que o Politécnico de Portalegre recebesse um apoio para colocar o clube de leitura a funcionar. “Isto foi uma boa noticia, mas também foi uma coisa que nos caiu de paraquedas, nas mãos”, confessou a colaborada que, para além da responsabilidade, destacou também a importância deste tipo de iniciativas para os alunos que podem usufruir de um espaço que combina o lazer e a aprendizagem, “A ideia aqui é, sobretudo, partilhar. Partilhar experiências, partilhar leituras e ser um lugar de encontro.” 

Maria Filomena Barradas, colaboradora do clube, justifica a inserção do Clube Literário na programação do congresso, devido a alguns contratempos relacionados com a divulgação do clube e que, de certa forma, o clube tem como um dos seus objetivos, discutir a cultura lusófona contemporânea. “Apesar de termos querido lançar o clube há algumas semanas, houve alguns contratempos relacionados com a sua divulgação, sendo que havia esta iniciativa do Congresso e o mais interessante seria o clube literário fazer parte da programação paralela do Congresso”, revelou a colaboradora.

A promotora do clube literário mostra-se, ainda, otimista com a primeira reunião do clube, ao ver as pessoas ambientadas e com um copo de vinho na mão, espalhadas pelas várias mesas do café. As expectativas são que esta, seja a “primeira de muitas” reuniões. Para além deste ser um projeto de alunos para alunos, é também uma “pequena coisa” que pode fazer a diferença na vida das pessoas, através da criação de redes e ligações sociais, “É nos pequenos atos e nas pequenas ações que podemos fazer a diferença na vida das pessoas.”, conclui Maria Filomena Barradas.

O Congresso de Literatura Lusófona tem como objetivo aproximar os estudantes da literatura lusófona e promover o debate entre a comunidade académica. Para os interessados em aderir às reuniões quinzenais, podem encontrar mais informações no Instagram do clube.

 

Autores: Bianca Semedo e Ricardo Pereira

Top