PS acaba com o domínio da CDU em Monforte

As eleições autárquicas de 2025 ditaram uma mudança na presidência da câmara, em Monforte. Os resultados da corrida à autarquia resultaram numa vitória apertada do PS de Miguel Rasquinho (35,84%) sobre a CDU de Fernando Saião (32,73%). Com isto, o PS acabou com a hegemonia do CDU, que já durava há 3 mandatos.

Com a impossibilidade de Gonçalo Lagem se recandidatar, já se sabia que Monforte iria ter um novo presidente, só faltava saber se continuaria a CDU à frente da câmara ou se iria ser outro partido.

Em comparação com as últimas duas eleições, destaque para o Movimento de Cidadãos do Concelho de Monforte (MCCM) que elegeu um vereador para a câmara. Assim, o executivo da Autarquia fica constituído por 2 vereadores para o PS e para a CDU e 1 para o MCCM.

Na Assembleia Municipal, o Partido Socialista também foi o vencedor com 35,19% dos votos tirando assim o lugar à CDU, que nas últimas autárquicas tinha ganho com 55,57% dos votos. A Assembleia passa a estar composta por 6 deputados socialistas, 5 da CDU, um do MCCM e outro do Chega.

 

 

Autor: Pedro Nogueira

Top