Festival de balões de ar quente termina esta quinta-feira

O 28º Festival Internacional de Balões de Ar Quente chega ao fim esta quinta-feira em Fronteira, depois de ter preenchido os céus do Alentejo durante a última semana.

O festival percorreu vários pontos do distrito de Portalegre, tendo começado em Ponte de Sor e Montargil, seguindo depois para a Fundação Abreu Callado e Alter do Chão, e passando ainda por Monforte, antes da sua chegada a Fronteira.

Sempre que o tempo permitiu, o evento cumpriu a promessa de duas sessões diárias: um voo ao amanhecer e outro ao início da tarde. Para as crianças, houve a oportunidade de um primeiro contacto com o balonismo através de batismos de voo, num balão preso por cordas.

Um dos momentos altos foi o espetáculo “Night Glow” em Ponte de Sor, no qual os balões, iluminados e sincronizados com música, criaram uma atmosfera verdadeiramente mágica. Aníbal Soares, piloto e organizador, destacou a dinâmica “maravilhosa” deste espetáculo noturno, no qual “os balões foram os sintetizadores” da luz e do som.

Para além do espetáculo visual, o festival é um importante motor para a região. Aníbal Soares reforçou este impacto, sublinhando que “as dezenas de equipas e participantes dinamizam o comércio local e divulgam a imagem do Alentejo pelo mundo, levando consigo a memória do local”.

Autor: Pedro Bilro

Top