O Trail Running arranca com a IX edição da competição

A IX edição do Trail Running Vila de Nisa volta já no domingo, dia 16 de novembro de 2025, um evento organizado pela Inijovem (Associação para Iniciativas para a Juventude de Nisa), Câmara Municipal de Nisa e União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Srª da Graça.

O trail running consiste num tipo de corrida diferente da pista e da estrada e divide-se em categorias de 12,15 e 15 km. Zonas montanhosas com grandes declives, subidas de pequenos riachos com fundos rochosos e pouca água, subida de pedras, entre outros tipos de pisos, são alguns trilhos que se podem encontrar ao longo do percurso.

Ricardo Fazendas, tesoureiro da Inijovem, refere a pouca aderência no percurso, cerca de 330 pessoas, muito aquém do esperado. Menos 100 pessoas do que em 2024 e em que anos anteriores chegaram mesmo a contar com 500 participantes.

Para esta diminuição Ricardo aponta problemas como outras provas no calendário e no próprio dia, tal como o facto desta prova não pontuar para os Circuitos Nacionais de Trail.

Para além desses fatores menciona ainda problemas na mudança de direção da ATRP(Associação de Trail Running de Portugal):“Houve eleições no início do ano e a atual direção foi derrotada, daí ter impugnado o resultado dessa eleição, facto que tem dividido os Associados e muitos não estão a participar nos referidos Circuitos”.

Em relação à importância deste evento para a população de Nisa destaca que é um dia diferente e que traz animação para o centro da vila . Bem como em termos monetários, que é mais um contributo para a sua sustentabilidade.

Na sua opinião acredita que as pessoas gostam e que muitos participantes se deslocam de forma a envolverem-se no projeto “Na minha opinião a população na sua generalidade gosta, e mobiliza-se para ver e participar no evento”.

Para além da promoção do desporto e da saúde e bem estar da população é uma oportunidade para descobrir mais o interior do país, os patrimónios e a beleza natural de Nisa.

Autora: Catarina Ramalho

Top