Politécnico de Portalegre celebra 45 anos com críticas ao novo despacho de vagas

O Presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, mostrou-se desagradado com o novo despacho de vagas de acesso ao ensino superior, que está a ser preparado pelo governo, por considerar que vai contribuir ainda mais para concentrar a oferta de ensino superior no litoral. As críticas do presidente do IPP aconteceram durante a cerimónia que assinalou os 45 anos de existência da instituição.

“O litoral já representa 54% das vagas totais”, afirmou o Presidente do Politécnico, alertando que a proposta atual, poderá elevar ainda mais esta percentagem para cerca de 60% no próximo ano. Para o presidente, esta tendência é considerada “catastrófica para o ensino superior, para as regiões e para o país”.

Além deste tema, o Presidente do Politécnico destacou também os desafios estruturais que continuam a afetar o interior do país e o sistema de ensino superior. Recordou que o distrito perdeu cerca de 19 mil habitantes nos últimos 14 anos, “o equivalente a quatro pessoas por dia”, e que esta realidade exige políticas consistentes que reforcem a coesão territorial. Loures criticou ainda o modelo de financiamento dependente apenas do número de estudantes, que considera desigual e limitador para o crescimento das instituições do interior.

O presidente aproveitou também para salientar o seu contentamento com o crescimento significativo do Politécnico de Portalegre nos últimos oito anos, com o número de estudantes a subir de 1.800 para 3.200.

Entre as intervenções, Paulo Brito, representante do Conselho Geral, destacou o investimento contínuo da instituição, com referência à BioBIP, que completou 10 anos de atividade, como exemplo do papel do Politécnico na investigação e inovação, e a criação de “cerca de 250 postos de trabalho”.

Também a estudante Catarina Oliveira reforçou o impacto do politécnico no percurso académico e pessoal dos alunos, “é um espaço onde muitos de nós crescemos, aprendemos, mudámos e descobrimos caminhos que nem sempre imaginávamos”, referiu.

A celebração dos 45 anos de aniversário do IPP,  incluiu ainda a entrega dos prémios do Concurso Regional Poliempreende e homenagens a recentes aposentados e trabalhadores com mais de 25 anos de serviço no Politécnico de Portalegre.

Autora: Joana Mira Cardoso

Top