Portalegre recorda a história operária da Fábrica Robinson

A Cooperativa Operária Portalegrense realizou mais uma ação do projeto “Entre Tempos com as suas Gentes”, desta vez dedicada ao património industrial de Portalegre, sob o tema “Memórias Vivas da Robinson”, no passado dia 13 de novembro.

Estiveram presentes antigos trabalhadores da Robinson, familiares e moradores da cidade que quiseram recordar, ou conhecer, a importância desta fábrica na vida de Portalegre. Também estiveram presentes alunos e docentes dos cursos de Jornalismo e Comunicação e Turismo.  

Ao longo da visita, foram relembradas histórias de trabalho, momentos de convivência e memórias que moldaram gerações

Abílio Amiguinho, mediador da conversa e do debate de ideias, sublinhou a importância da preservação da memória coletiva, referindo que “nós, na Cooperativa, tentamos manter de pé estas tradições e costumes através das memórias dos operários que, há 126 anos, criaram a Cooperativa”.

Já José Carlos Ribeiro, antigo trabalhador da fábrica, manifestou alguma revolta ao lamentar que “a fundação não autorize a entrada na fábrica, porque isto não cai, está mais firme do que nós aqui no chão”, defendendo que o edifício se encontra ainda em bom estado de preservação.

Entre os participantes estiveram também pessoas que nunca trabalharam diretamente na fábrica, mas que destacaram a sua importância como principal sustento da comunidade local.

Com esta iniciativa, cidadãos de Portalegre e estudantes do Politécnico de Portalegre tiveram a oportunidade de conhecer a história do espaço e observar objetos que permanecem ao redor das ruínas, como capacetes, materiais de proteção dos trabalhadores e algumas máquinas antigas.

Locução: Vasco Lopes e Daniela Teles
Som e Imagem: Vasco Lopes, Fátima Djaló, José Neves e Tomás Vilhena
Edição: Fátima Djaló, Ana Pinto, Catarina Ramalho e Catarina Oliveira

Autores: Joana Mira Cardoso, André Lucrécio

Top